sábado, 18 de abril de 2015

COMO TINGIR POTES DE VIDRO

Como tingir potes de vidro para usos decorativos

Castiçais e vasos de potes de vidro de conserva
Não falei outro dia que eu estava cheia de ideias e desejos para meus potes de vidro de conserva? Pois aí está o resultado de minha última experiência.
Eu queria tingir os potes de um jeito que ficassem bem translúcidos, com cores sutis, e que fosse possível lavar sem se preocupar se a tinta ia desbotar ou sair. Eu já tinha pintado potes antes usando a tinta vitral, mas a tinta pura deixa a coloração muito forte e não era esse o efeito que eu queria.
Pra conseguir esse resultado que faz parecer que o próprio vidro é colorido eu testei algumas misturas e encontrei a melhor solução. Vamos juntos conferir essas dicas, porque fica muito bonito. A minha varanda agradeceu!!!

Como tingir potes de vidro


Materiais básicos para tingir potes de vidro

A tinta que vamos usar é a tinta verniz vitral. Por ser solúvel em solventes ela não vai sair quando o pote de vidro for lavado.
Os potes eu escolhi uns bonitinhos que eu tinha de conservas e picles.
Despeje a tinta vitral no pote

Comece despejando a tinta vitral dentro do pote.
A medida foi no olho, mas basicamente para um pote de conserva vai pouco menos de uma tampinha.
Aliás, o rendimento é uma das vantagens desse processo.
Despeje o solvente

Em seguida despeje o solvente, na metade da quantidade de tinta que você usou.
Aqui é que vou dividir minha experiência.Qual o melhor solvente para a tinta vitral?
 Eu tinha lido que a acetona era boa para dissolver esse tipo de tinta, mas quanto testei não ficou 100%, e criou algumas manchas. Então descartei.
Testei também com Thinner, e o resultado foi péssimo.
Optei pela Água Raz e ficou perfeito. 
O que acontece é que a nossa tinta vitral é um tipo de verniz e o Thinner demora mais para secar que o verniz, não dando tempo para completar o processo químico e diluir a mistura. A tinta parece talhar e nunca chega a lugar algum. Já com a Água Raz isso não acontece.
Então vamos de Água Raz, é claro.
Misture bem pra completar a diluição

Produtos dentro do pote, use um palito de churrasco pra misturar e completar a diluição.
Tem que ficar bem “liso”.
Gire o vidro para tingi-lo totalmente

Agora é só ir girando o vidro para que o pote fique totalmente tingido.
Se precisar acrescente um pouquinho mais de Água Raz.
Complete o tingimento e aguarde secar

Tinja todo o vidro e vire-o de boca pra baixo para escorrer o excesso. Faça isso sobre um papelão ou um plástico.
Depois é aguardar secar naturalmente.
Dar um toque final com ráfia
Agora é só dar os toques finais, e aí vai do gosto do artesão.
Eu curto coisas mais rústicas e como vou usar os potes em minha varanda, optei por decorar as bordas com uma corda de ráfia.
É só aplicar cola branca de boa qualidade e fixar.
Cole tecido ou juta nas laterais

Para o pote de vidro que usarei como vaso, optei por decorar a lateral.
Com cola branca fixei uma tira de juta que recortei na medida do relevo do vidro.
Mas você pode usar tecidos e rendas também. Fica perfeito.
Nesse caso sugiro uma leitura para recordar dicas bacanas: clique aqui.
Veja como ficou o castiçal

Veja mais de pertinho como ficou o castiçal.
E aqui vemos o detalhe do vaso

E aqui vemos o detalhe do vaso, que arrematei com uma tira de Palha da Costa.
E o resultado foi que nosso cantinho na varanda ficou ainda mais aconchegante e agradável, exatamente como eu tanto queria!!!
Efeito dos potes de vidro na varanda
Vale lembrar que a técnica serve apenas para usos decorativos. Nunca guarde alimentos nesses potes tingidos.
Que tal? Esse é o ponto de partida pra muitos outros projetinhos, afinal quem não tem guardados vários potes de vidro para um uso especial?
Vai lá, teste também, e venha nos mostrar como ficaram os seus vidros.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

2 comentários:

  1. Oi Ana! Como está? Adorei sua ideia e, com certeza, vou copiá-la. Seu produtos ficam bonitos demais. Obrigado por compartilhar! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!!
    Que trabalho lindo, parabéns!!! Um toque de cor deixa tudo mais especial, né?
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir