terça-feira, 13 de abril de 2010

SORVETE DE GOIABADA/SORVETE DE MANDIOCA


Nome científico: Psidium guajava Myrtaceae

A goiaba é uma fruta nativa da América tropical, produzida pela goiabeira, que se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. É encontrada em qualquer época do ano, é saudável e saborosa. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.

Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.

Possui alto valor nutritivo. Contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. As fibras solúveis possuem a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras.

A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Pode ser consumida pela maioria das pessoas, devendo somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso.

A ingestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.

Uma das preparações mais conhecidas é a goiabada, doce típico da comida caipira (sul do Brasil) e consumido em quase todo o mundo. É feito à maneira da marmelada, de consistência bastante firme, composto por goiaba, água e açúcar. Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o "Romeu e Julieta", tradicional sobremesa brasileira.
Fonte:Do site www.nutricaoemfoco.com.br
----------------------------------------------------------------

Foto: Douglas Soares

SORVETE DE GOIABADA

Aprenda a preparar a sobremesa preparada com a fruta madura e que faz sucesso em Minas Gerias.

INGREDIENTES:

2 litros de leite
160 gramas de leite em pó
360 gramas de açúcar
20 gramas de liga neutra
500 gramas goiabada cremosa

MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é colocar no liquidificado o leite, a liga neutra, metade da goiabada cremosa, o leite em pó e o açúcar. Bata por cerca cinco minutos. Depois, bata a massa pronta na sorveteira por cerca de dez minutos. Então, retire a massa e coloque num pote, mesclando com goiabada cremosa. Quem não tem a máquina pode encerrar o processo depois de bater os ingredientes no liquidificador. Pegue um pote para sorvete, mescle o pote e coloque a massa. Leve ao congelador e, depois de pronto, mescle novamente. Sorvete no ponto, é só se deliciar.
Fonte:globo.com/globorural
-----------------------------------------------------------------


Sorvete de Mandioca

Essa é a dica de dona Florzina, uma agricultora de Goiás que reuniu receitas em que a mandioca é o ingrediente principal.Muito nutritivo.

INGREDIENTES:

2 xícaras de chá de mandioca cozida e espremida
½ xícara de mel
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de leite em pó
1 colher de sopa de gelatina incolor
2 colheres de sopa de açúcar refinado
2 gemas
1 colher de chá de emulsificante

MODO DE PREPARO:

O modo de preparo é bem fácil. Primeiro, dissolva a gelatina com um pouco de leite morno. Bata todos os ingredientes, menos o emulsificante, no liquidificador até ficar uma massa lisa e homogênea. Despeje o líquido em uma vasilha. Depois, leve ao congelador. A massa fica no freezer por cerca de 30 minutos, tempo de resfriar, ficar bem gelada. Acrescente o emulsificante e bata até a massa dobrar de tamanho. Então, coloque no congelador por cerca de duas horas. E está pronto.
Fonte:Site globo.com/globorural
-------------------------------------------------------------------------------



Sorvetão de Mandioca

Aprenda como fazer essa delícia gelada.

INGREDIENTES:
2 xícaras de mandioca cozida e amassada
2 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
1 colher de achocolatado
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 caixa de creme de leite


O primeiro passo é cortar a mandioca em cubos menores, o que ajuda no cozimento. Para fazer a massa do sorvete, usamos 2 xícaras de mandioca cozida e amassada para a mesma quantidade de leite. A esta mistura deve ser acrescentada também uma meia colher de açúcar.

A massa fica 15 minutos no fogo. Enquanto a mandioca cozinha, Sandra já começa a preparar a calda, com açúcar derretido e água. Depois que o creme com a mandioca e o leite já estiver fervido, acrescente o leite condensado, e o creme de leite e bata por cerca de cinco minutos.

Antes de levar a massa à forma coloque uma colher de achocolatado em cima da calda. A massa deve ser colocada com cuidado pelo centro da forma de pudim. Deixe esfriando e, em seguida, leve para o congelador. Deixe descansar de um dia para o outro. Para tirar da forma é preciso descongelar com água, para que o sorvete não perca o formato.

Fonte:Site globo.com/globorural/Rec.de Sandra/Tangará da Serra,município localizado a 240 km de Cuiabá, que Sandra cultiva os ingredientes de suas receitas.A mandioca.

16 comentários:

  1. Otima aula!!!
    E deliciosa receita!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana que delicia de receita ,a cor deve ficar linda beijos Lu

    ResponderExcluir
  3. Sorvete de mandioca pra mim é novidade...adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, muito obrigada pela mensagem tão carinhosa, o calor humano que minhas amigas demostraram no blog foram um grande presente pra mim, sorvete de mandioca???? Eita que combinação mais doida hehehe, abraços apertados...

    ResponderExcluir
  5. que que é isso minha gente? isso é novidade pura. vou fazer

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!!Obrigado por sua visita!!!
    Caramba só tem delícias por aqui, amei a novidade do sorvete de mandioca!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. aniga to com agua na boca com essas delicia de sorvetes..

    ResponderExcluir
  8. Oi,Ana,

    Menina, quanto sorvete diferente! Adoro mandioca, deu vontade de provar o sorvete, rsrsrs.
    E essa dica do mamão para rachaduras no seio, ah se eu tivesse sido informada disso quando amamentei minhas duas filhas! Foi um sofrimento, rsrsrs.

    Beijão e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Ana, sou eu Edna, vc perguntou se o chatily a que me referi na dica que dei, era o em pó.Não, não é não, esse a que me referi é liquido, vem em caixinha que nem creme de leite, tem algumas marcas no mercado, como Amélia, Vigor, Fleschiman, todos muito bons e com leite em pó e o leite condensado fica muito especial.A propósito gostei muito de saber que vc é Mineira(só tem gente boa aí!), que vc é Católica(A religião nos torna mais virtuosos...)Muito prazer em tê-la me seguindo, e agora eu tbem estou nessa sua infinita lista!!!
    beijo
    Muita paz
    Edna - Quinto Pecado

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, obrigada pela dica, mas a massa é um pouco pesada para liquidificador, acho que errei no forno, sempre me engano, prá mim forno médio é 220º, mas eu corrigi na receita para forno 175º.
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  11. OI Ana, obrigada pela correção, realmente não havia percebido e olha que li e reli várias vezes! Obrigada mesmo.

    Adorei os sorvetes de mandioca, não conhecia. Sempre aprendemos algo, é muito bom trocar informações.

    Beijos, Teresa

    ResponderExcluir
  12. Olá Edna,mto obrigada pela simpática visita,estive no seu blog e não consegui deixar comentário ...

    Oi Maura,obrigada pela visita,Teresa e todas vcs q. me visitam mto obrigada,gosto mto de recebê-las.
    Uma abençoada semana pra todas.

    ResponderExcluir
  13. Olá minha querida! Tudo bem com você?

    Eu amo goiaba, mas infelizmente não tem aparecido goiabas bonitas esses últimos tempos.
    Amiga, lhe convido a participar do nosso mais novo passatempo, veja lá no blog, será um prazer ter sua participação.


    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma receita de sorvete de mandioca, mas é diferente do seu, qualquer dia vou fazer.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  15. Sorvete de Mandioca e Sorvete de Goiabada, a lista é facil... Essa combinação deve ser otima. Bjs Priscila

    ResponderExcluir