terça-feira, 18 de agosto de 2009

Alimentação Na Menopausa...


MENOPAUSA...
A menopausa é o processo biológico natural em que a menstruação cessa por 12 meses seguidos sem ter sido identificada nenhuma outra causa biológica ou fisiológica pelo médico. A menopausa é uma fase na vida de toda mulher que se caracteriza pelo fim do período fértil, quando os ovários naturalmente param de funcionar e de produzir estrógeno e progesterona. Ela ocorre por volta dos 51 anos nas mulheres ocidentais, podendo variar de 40 a 60 anos, dependendo de fatores genéticos e do estilo de vida. Mulheres fumantes podem entrar na menopausa 2 anos antes do que as mulheres que não fumam.

Alimentação na Menopausa

É Bom Saber
O papel da alimentação na menopausa
A alimentação deve sofrer uma redução de 200 a 400 kcal diárias, devendo ser pobre em gorduras e açúcares, e rica em frutas, vegetais, fibras e grãos. A ingestão de cálcio e vitamina D é fundamental. O magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes. Bebidas como café, chá, colas e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas. Evite também alimentos ricos em sódio.

Outras recomendações
Evitar fumar e praticar regularmente exercício físico ajuda a manter o peso ideal, para além de reduzir a pressão arterial e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares. A glicemia, os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial, devem ser controlados regularmente. Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas característicos da menopausa.
Evite fumar.
Fonte: http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/

Um comentário:

  1. Muito boa a dica. Tem selinho pra voce lá no meu blog MIL COISAS. Pega lá tá beijocas.

    ResponderExcluir