segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FERMENTO DE ARROZ VERMELHO REDUZ COLESTEROL.../O QUE SÃO VITAMINAS,ONDE ENCONTRAMOS...


"Fermento de arroz vermelho reduz o colesterol"
Ingrediente é uma boa opção para combater a doença


É bem reconhecido que as estatinas são as medicações mais eficazes para reduzir os níveis de colesterol. Entretanto, até 10% das pessoas que usam essa classe de medicamentos pode apresentar fraqueza e dor muscular ao ponto de não suportar a continuidade de seu uso.

O fermento de arroz vermelho é um suplemento dietético usado na China há vários séculos e que já tem comprovada ação na redução dos níveis de colesterol. Poderia ser uma saída para as pessoas que precisam baixar o colesterol, mas que não toleraram os efeitos colaterais das estatinas. Os princípios ativos responsáveis por sua ação terapêutica são formas naturais de estatinas (monacolinas), e teoricamente poderiam causar as mesmas dores musculares que seus equivalentes sintéticos.

Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico científico Annals of Internal Medicine não só confirmou que o fitoterápico é capaz de reduzir os níveis de colesterol, mas que ele também é bem aceito por indivíduos que precisaram parar o uso de estatinas devido a dores musculares. Foram estudados sessenta e dois pacientes que interromperam o uso de estatinas por causa de dores musculares. Todos foram submetidos a um programa de educação alimentar e atividade física. Metade deles usou três cápsulas diárias de 600 mg de fermento de arroz vermelho por 24 semanas e a outra metade recebeu cápsulas de placebo. Aqueles que usaram o fitoterápico não apresentaram mais efeitos colaterais que o placebo e tiveram uma redução tanto nos níveis de colesterol total com também do LDL, o colesterol ruim.

Os resultados da pesquisa, apesar de não serem definitivos, são muito promissores. Os elevados níveis de colesterol são responsáveis por boa parte dos casos de infarto do coração e derrame cerebral e o fermento de arroz vermelho parece ser uma boa alternativa para quem que não tolera os efeitos colaterais das estatinas.

Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp. Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-se ao jornalismo científico. É também titular do Blog "ConsCiência no Dia-a-Dia" www.consciencianodiaadia.com e consultor do Grupo Athena.
Fonte:Site/yahoo.minhavida.com.br
---------------------------------------------------------------------------
O que são vitaminas...

As vitaminas são substâncias que o corpo precisa para a saúde e crescimento. As fontes de vitaminas são os alimentos, exceto a vitamina D que pode ser produzida através da luz solar. Existem 13 vitaminas que o organismo precisa. Cada vitamina tem funções específicas.

***Fontes de vitamina A
A vitamina A é necessária para a visão, ajuda o corpo a combater infecções e contribui para uma pele saudável. As principais fontes de vitamina A são: couve, brócolis, espinafre, cenoura, abóbora, batata doce, fígado, ovo, leite integral e queijo.

***Fontes de vitamina C
A vitamina C é necessária para a saúde dos ossos, vasos sanguíneos e pele, além de ser antioxidante. As principais fontes de vitamina C incluem: brócolis, pimentão, pimenta, couve-de-bruxelas, laranja, uva, tomate, batata, papaia, repolho e morango.

***Fontes de vitamina D
A vitamina D é necessária para ossos saudáveis. As fontes alimentares de vitamina D são óleo de fígado de peixe, além de leite e cereais fortificados com essa vitamina. O corpo pode fabricar vitamina D suficiente com exposição à luz solar de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia.

***Fontes de vitamina E
A vitamina E é um antioxidante que ajuda a prevenir os danos celulares. Além disso, vitamina E ajuda no fluxo sanguíneo e na reparação de tecidos. As principais fontes de vitamina E são: óleo de germe de trigo, gema de ovo, bife de fígado, peixe, leite, óleos vegetais, nozes, frutas, ervilha, feijão, brócolis e espinafre.

***Fontes de vitamina H (biotina)
A vitamina H é necessária para o crescimento de muitas células e ajuda o corpo a usar carboidratos e gorduras. Entre as principais fontes de vitamina H estão: fígado, gema de ovo, cereais, levedura, ervilha, feijão, nozes, tomate, vegetais verdes folhosos e leite.

***Fontes de vitamina K
A vitamina K ajuda na formação dos ossos e coagulação sanguínea. As principais fontes de vitamina K incluem: alfafa, espinafre, repolho, queijo, brócolis, couve-de-bruxelas, couve, tomate e óleos vegetais. O corpo geralmente fabrica toda a vitamina K que precisa.

***Fontes de vitamina B1
A vitamina B1 ajuda o corpo a usar carboidratos para energia e é bom para o sistema nervoso. As principais fontes de vitamina B1 são: levedura, presunto, carne de porco, fígado, amendoim, cereais integrais e leite.

***Fontes de vitamina B2
A vitamina B2 ajuda o organismo a usar proteínas, carboidratos e gorduras, além contribuir para a saúde da pele. As principais fontes de vitamina B2 são: fígado, ovo, queijo, vegetais verdes folhosos, ervilha, feijão e pão integral.

***Fontes de vitamina B3
A vitamina B3 é boa para o sistema nervoso central e pele. Vitamina B3 também ajuda o organismo a usar proteínas, carboidratos e gorduras. As principais fontes de vitamina B3 são: fígado, levedura, farelo de trigo, amendoim, carnes vermelhas magras, peixe e frango.

***Fontes de vitamina B5
A vitamina B5 ajuda o corpo a fabricar células vermelhas sanguíneas e a suas carboidratos e gorduras. As principais fontes de vitamina B5 são: bife, frango, lagosta, leite, ovo, amendoim, ervilha, lentilha, brócolis, levedura e grãos integrais.

***Fontes de vitamina B6
A vitamina B6 é boa para o sistema nervoso, ajuda o sangue a carregar oxigênio e ajuda o corpo a usar proteínas e gorduras. As principais fontes de vitamina B6 são: fígado, grãos integrais, gema de ovo, amendoim, banana, cenoura e levedura.

***Fontes de vitamina B9 (ácido fólico)
A vitamina B9 previne alguns defeitos de nascença e ajuda o corpo a fabricar e manter células novas. As principais fontes de vitamina B9 são vegetais verdes folhosos, fígado, levedura, feijão e laranja.

***Fontes de vitamina B12
A vitamina B12 é boa para o sistema nervoso e ajuda o corpo a fabricar células vermelhas sanguíneas. As principais fontes de vitamina B12 são: leite, ovo, fígado, frango, marisco, sardinha, linguado, arenque, ovo, queijo e cereais.
Fonte:Site/http://www.copacabanarunners.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário