domingo, 13 de setembro de 2009

MANEIRAS DE VARIAR A BATATA NO DIA A DIA


A BATATA...
Versátil e universal, a batata é um item que não pode faltar em sua dispensa. Confira alguns truques para aproveitá-la ao máximo. Para assar batatas com casca mais rapidamente, afervente-as por 15 minutos e escorra. Pincele a superfície com azeite de oliva, embrulhe as batatas em papel-alumínio e asse em forno quente. Para evitar que a casca se rompa, fure as batatas com um garfo.
Cozida
Escolha batatas de tamanho uniforme, lave bem a superfície com uma escova e cozinhe com casca para conservar o sabor e nutrientes. As batatas velhas e novas têm tempos de cozimentos distintos: as mais velhas devem ser colocadas na água ainda fria e as mais novas em água fervente. Teste o ponto de cozimento espetando-as com um garfo.

Frita
Corte as batatas em palitos e coloque-as em uma tigela com água, à medida que forem sendo cortadas. Esse procedimento elimina o excesso de amido e evita que as batatas mudem de cor. Em seguida, seque bem com toalha de papel e frite-as em bastante óleo bem quente. O método francês de preparar batatas fritas é fritá-las duas vezes: primeiro, coloque as batatas em óleo não muito quente (160ºC) e deixe por 5 a 6 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, frite as batatas novamente em óleo bem quente (180ºC) por 2 minutos ou até ficarem crocantes. Retire do fogo, escorra bem e coloque sobre a toalha de papel para eliminar o excesso de óleo.

Forno
Corte as batatas em gomos (ou em palitos) e coloque numa assadeira antiaderente. Regue com 2 a 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, polvilhe com ervas frescas (alecrim e tomilho), sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos, ou até dourar e cozinhar. Durante o cozimento, vire as batatas. Para fazer as batatas gratinada, corte as batatas em rodelas ou gomos finos, regue com azeite de oliva e molho branco e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar. Se preferir, use batatas pré-cozidas.

Purê
o purê de batatas deve ter uma textura macia, não deve ficar pegajoso nem empelotado. Para isso, as batatas devem ser cozidas até ficarem macias, sem passar do ponto do cozimento (se preferir, descasque as batatas e pique-as em pedaços de tamanho uniforme para garantir o cozimento por igual). Esprema as batatas ainda quentes e capriche na quantidade de manteiga. Em seguida, junte leite, uma pitada de noz-moscada e uma de sal e misture. Quando o purê estiver quase pronto, bata com um batedor manual de aros grandes. Sirva a seguir.

Fonte: Revista Água na Boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário