quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EUREKA...


Gente,comprei uma blusa branca na praia e trouxe sem olhar,a ceguinha não reparou q. ela estava amarelada de exposição a poeira..sei lá,o fato é q. estive procurando na net uma solução,uma amiga me disse que viu algo sobre água oxigenada clarear mas não sabia como usava...,achei essas dicas valiosas q. divido com vcs.



1)Lea souza

Gente vou tentar, caso consiga será minha salvação, muito grata léa.
* para alvejar roupa branca, ponho sabão de pó, água, alcool e açucar, alveja mesmo, essa já testei.

Fonte:bbel.uol.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------


2)Ferro de passar x Água fria:
Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro, mergulhe a roupa imediatamente em água fria e deixe de molho durante 24 horas.



3)Ferro de passar x Água Oxigenada:
Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro de passar roupa, basta passar água oxigenada sobre a parte afetada e em seguida lave apenas com água.



4)Ferrugem x Leite Azedo:
Se alguma roupa branca ficar manchada por ferrugem, esfregue no local um pouco de leite azedo.



5)Ferrugem x Limão e Bicarbonato:
Se você achar dificuldades em tirar manchas de ferrugem dos tecidos, passe uma mistura de limão e bicarbonato.


6)Ferrugem x Limão com Sal:
Manchas de ferrugem em tecidos saem , se você embeber o tecido com suco de limão, cobrir com uma camada de sal e deixar ao sol por uns 20 minutos. Repita a operação se a mancha não sair totalmente.



7)Gordura x Papel e Ferro de passar:
Se algum tecido ficou manchado de gordura, coloque um papel impermeável embaixo da mancha e depois passe por cima o ferro bem quente. O papel absorverá a gordura, fazendo a mancha sumir.



8)Gordura x Éter ou Benzina:
O melhor método para tirar mancha de gordura de um tecido de seda é usar éter ou benzina. Assim, evita-se que a mancha se alastre.



9)Iodo x Álcool ou Leite:
Para manchas de iodo, aplique álcool ou passe um pano embebido em leite. Em seguida lave com água fria e sabão.


10)Mancha x Água fria:
Quando um liquido cai em sua roupa, não use água morna para retira-lo, pois isto firma a mancha, enquanto a água fria geralmente a retira.



11)Mancha x limão:
As manchas de roupas desaparecem, se você deixar de molho durante toda a noite, em água misturada com o suco de três ou quatro limões.



12)Mofo x Limão e Sal:
Para mofo, coloque a roupa ao sol e escove bem. Se não sair, prepare uma pasta com suco de limão e sal e leve ao sol. Lave depois com água e sabão e somente use essa pasta se o tecido for de cor firme.



13)Óleo x Limão e Fubá:
Manchas de óleo em tecidos saem completamente, se você esfregar uma mistura pastosa de fubá com suco de limão sobre a área afetada.



14)Roupa x Sal:
Antes de usar qualquer produto para tirar manchas dos tecidos, passe sobre o local um pouco de sal de cozinha úmido. Isto vai fazer com que a mancha saia com maior facilidade.



15)Sangue x Água fria:
Se a roupa for manchada com sangue, mergulhe-a mais rápido possível em água fria. Quando a mancha começar a desbotar na água, esfregue-a muito bem com água quente e sabão neutro.



16)Suor x Sal:
Você elimina manchas de suor de roupas laváveis, deixando-as de molho numa solução forte de água salgada.



17)Suor x Álcool e Amoníaco:
Você elimina manchas de suor de roupas, esfregando-as com uma solução igual de álcool e amoníaco.



18)Talco : para retirar manchas provocadas por gordura.
Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.



19)Vaselina :
Para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.



20)Vinagre branco : para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.



21)Atenção:
a)Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
b)Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
c)A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada das manchas.



22)Alimentos com corantes x Pasta de dente:
Os alimentos que levam na sua composição corantes artificiais deixam manchas difíceis de sair. Para que isso não aconteça, passe um pouco de pasta de dentes sobre a mancha. Quando ela estiver completamente seca, enxágüe com água fria.


23)Batom x Álcool:
Para remover manchas de batom dos guardanapos, é só esfregar um pouco de álcool de farmácia sobre o tecido.

24)Batom ou Tinta x Laquê para cabelos:
Para remover manchas de batom ou tinta, de suas roupas, aplique um pouco de laquê para cabelos no tecido, antes de lavar.


25)Café x Água quente:
Quando derramar café, estenda a parte atingida sobre uma tigela e despeje água fervente até a sujeira desaparecer.
//www.uniforme.com.br

--------------------------------------------------------------------

“COMO TIRAR MANCHAS EM SAPATOS” – autor desconhecido.
Sapatos de camurça I: Esfregue miolo de pão sobre a mancha.

Sapatos de camurça II: Se os sapatos estão brilhantes devido ao uso, coloque-os no vapor de uma panela com água fervente, durante alguns minutos.

Sapatos claros: Para tirar manchas de sapatos claros, esfregue rodelas de batata crua em todo o sapato, para que ele fique com a mesma tonalidade.

Sapatos de couro: Para tirar manchas de gordura em sapatos de couro, aplique sobre as manchas um adesivo para conserto de pneus de bicicleta. Deixe ficar a noite toda e, no dia seguinte, retire e use graxa de sapato para dar acabamento e brilho. Para impermeabilizá-los, utilize clara em neve que forma uma película protetora.

Sapatos molhados: Quando secarem um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem por completo e lustre-os com uma flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los. Passe cera ou lustra móveis.
-------------------------------------------------------------------
MANCHAS...
*Mancha em tecido de seda
Recomenda-se normalmente que seja lavada a seco, pois mesmo o sabão ou a água podem provocar algumas manchas (lembre que a água que recebemos muitas vezes não tem boa qualidade e vem clorada).
Qualquer coisa que se faça a úmido pode encolher ou manchar.
Se alvejar, NÃO USE ALVEJANTE COM CLORO, vai DESTRUIR a seda.
Use alvejante Sem cloro (peróxido de hidrogênio), como o encontrado em produtos como o Brilhante Utile, o Vanish, ou mesmo em marcas de alguns supermercados (tanto faz, compre o mais barato). É a nossa água oxigenada, mas não compre nas farmácias.
Deixe de molho por 20 a 30 minutos em água morna, alvejante e sabão.
Lave a mão delicadamente e enxágüe.Não esfregue demais, não torça e não centrifugue. Esprema a peça para retirar o excesso de água, seque na horizontal, se possível no sol, sobre uma toalha.

*Mancha de tinta escura de outras roupas em tecido de algodão com elastano
Os tons escuros são muito intensos e temos que usar uma grande concentração de corantes para alcançá-los. Para tirar o corante que veio de outra peça, será necessário alvejar. O problema é que tem uma grande probabilidade do corante da própria peça ser afetado. Ele pode ficar menos intenso ou até mudar de cor (ficar mais avermelhado, por exemplo). Tente primeiro lavar algumas vezes seguidas para ver se o corante da outra peça sai. Se não sair, alveje com alvejantes sem cloro (Vanish, por exemplo) e boa sorte.

*Mancha de Vinho
Esta é uma mancha difícil de tirar. O melhor é lavar na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também pode ajudar a absorver o liquido derramado.
Se não fizer algo na hora, esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lavar com água quente, sabão e alvejante por 30 minutos.

*Mancha de tinta de etiqueta
Creio que não vai ser muito difícil sair. Normalmente o corante da etiqueta não tem a mesma fixação (solidez) do que o corante cinza da peça. Alveje com alvejante sem cloro (Vanish, Brilhante Utile ou qualquer outra marca com Peróxido de Hidrogênio) a quente, deixe 30 minutos de molho (a quente) e lave normalmente. Tenho que avisar que é possível que a peça fique um pouco mais clara, mas é a única solução.

*Manha de Liquid Paper (corretivo) em Jeans
Não é difícil tirar, mas pode dar trabalho. Deixe de molho em balde com água fria e sabão diluído por 30 minutos. Esfregue delicadamente e depois jogue água fervendo sobre a mancha. Lave com água quente e sabão. Deixe por mais 30 minutos de molho em água quente e sabão, lave e enxágüe pelo menos duas vezes. Se não sair, tente esfregar com álcool e lavar em seguida. Faça tudo com delicadeza, não esfregue demais ou pode aparecer uma mancha mais clara no local.

*Mancha de Água Sanitária
O hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, ataca as fibras deixando a peça amarelada e enfraquecida. Quanto mais você usa pior fica. A sua única alternativa é alvejar com peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Você vai encontrar algumas marcas deste alvejante chamado de alvejantes “sem cloro” (como o Brilhante Utile e o Vanish) nos supermercados. Olhe na composição para ver se está correto. Alveje com água quente e depois deixe secar ao sol. Não economize alvejante.

*Mancha de Cera Depiladora
Coloque um papel bem absorvente sobre a mancha e uma toalha por cima dele. Passe com ferro bem quente. A mancha deve sair para o papel.

*Mancha de Molho de Carne
Se ficar seca vai ser mais difícil tirar. Deixe de molho em balde com água fria, sabão em pó diluído e alvejante sem cloro por duas horas. Depois lave com água fria e meio copo de sal. Não use água quente.

*Mancha de “Guarda Roupa” em ternos de microfibra
Se não saiu a seco vai ser bem difícil tirar. A microfibra (que por ser em terno suponho ser de poliéster) é bem resistente a microorganismos, mas pode ter afetado o corante. O problema é que um terno tem entretelas colantes que descolam se você lavar com água, o que limita as nossas alternativas.
Tente passar água quente sobre a mancha, mas não molhe demais a peça. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio. Você também pode tentar esfregar com água e um pouco de amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada litro de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol. Desculpe, mas a mancha pode piorar, ok!
Fonte:
http://wiki.bemsimples.com

Um comentário: