terça-feira, 11 de agosto de 2009

INCONTINÊNCIA URINÁRIA...


Fisioterapia acaba com a incontinência urinária
UFSCAR oferece tratamento gratuito para o problema


Um novo tratamento promete melhorar a vida de pessoas que sofrem de incontinência urinária. A pesquisa que comprova os bons resultados da fisioterapia para regular o problema foi desenvolvida no laboratório de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica sobre a Saúde da Mulher, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (DFisio/UFSCar). A intenção do projeto é avaliar métodos mais eficazes para o tratamento de incontinência.

Como explica a fisioterapeuta Vanessa Pereira da UFSCAR, é possível tratar a incontinência urinária a partir de exercícios na musculatura do assoalho pélvico, um grupo de músculos que sustenta a parte baixa do abdômen. "A fisioterapia apresenta resultados vantajosos em relação ao tratamento medicamentoso e cirúrgico, por ser conservadora, pouco invasiva, apresentar baixo índice de efeitos colaterais e custo reduzido", afirma.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina da bexiga e atualmente apresenta uma prevalência que varia entre 10 e 40% entre as mulheres em todo o mundo. Esse índice é ainda superior em mulheres idosas, atingindo de 30 a 60% desta população, sendo considerada um problema de saúde pública. Apesar da grande ocorrência, Vanessa Pereira conta que poucas mulheres procuram por tratamento. "Temos dificuldades em localizar pacientes para realizar os tratamentos, uma vez que, apesar do grande número de mulheres acometidas, poucas procuram tratamento, seja por vergonha ou falta de informação", afirma.

O Laboratório de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica sobre a Saúde da Mulher e a Unidade Saúde-Escola da UFSCar oferecem tratamentos para a incontinência urinária. As mulheres podem entrar em contato com o Laboratório para exames e avaliação. A partir desses estudos, será encaminhado o tratamento mais adequado para o quadro de cada paciente.

Serviço:
Interessadas podem entrar em contato pelo telefone (16) 3351-9575.
Fonte:site/yahoo.minhavida

Nenhum comentário:

Postar um comentário