sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bacalhoada Legítima


Rendimento: 4 porções

800 g de bacalhau seco
500 g de batata( cozida a'l dente na água do bacalhau)
4 tomates
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
150 g de azeitonas
350 ml de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de salsinha picada grande
1. Coloque o bacalhau de molho em água fria e deixe dessalgar por 24 horas (no mínimo), trocando a água pelo menos 4 vezes. Encha uma panela com água e leve ao fogo. Coloque o bacalhau. Deixe levantar fervura, escorra e repita o processo. Cozinhe o bacalhau por 10 minutos em água fervente. Escorra, deixe esfriar parcialmente e retire então a pele e as espinhas. Reserve.
2. Descasque e corte as cebolas em fatias não muito finas. Pique o alho. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira, junte a cebola e o pimentão, refogue em fogo baixo por 8 minutos, sem deixar dourar. Adicione o alho e refogue por mais 2 minutos. Descasque e corte as batatas em rodelas de aproximadamente 1,5 cm. Fervente-as em água com sal por 10 a 15 minutos. Elas devem ficar quase cozidas, sem desmanchar. Corte os tomates em rodelas.
3. Em uma travessa funda que possa ir ao forno, monte a bacalhoada. Coloque um pouco de azeite no fundo da travessa, disponha uma camada de batata fatiada, uma camada de bacalhau em pedaços, uma camada de tomate fatiado e uma camada de cebola refogada com pimentão e alho. Regue com bastante azeite e repita as camadas. Termine com a cebola, salpique a salsinha e decore com as azeitonas. Regue generosamente com o azeite restante, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 25 a 30 minutos.
Fonte:Fernando Villas Boas.
Eu,Ana faço assim:
Obs.Se usar o bacalhau barato,fino eu só fervento ele 2 vezes aí tiro peles,espinhas e desfio p/ usar e fica no ponto,não salgado

3 comentários:

  1. Amiga...uns dias que não pude passar por aqui, quanta receita boa...affff parabéns!

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Anita!
    Bom fim de semana p/ vc.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, desculpa a demora em responder. Para o suflê de chocolate, usa-se a barra de 170g (que há pouco tempo era de 200g - desaforo não?). Pode preparar numa forma grande sim. Já fiz até em marinex e deu muito certo. O segredo está nas claras em neve. Se elas estiverem bem firmes (mas não secas) tudo vai dar certo.
    Depois me conta como foi.
    Beijos!

    ResponderExcluir